domingo, 30 de agosto de 2015

Trabalhando a coerência textual

A coerência textual é a relação lógica entre as ideias, pois essas devem se complementar, é o resultado da não contradição entre as partes do texto.


Atividade  1  de Língua Portuguesa sobre Texto Argumentativo

 Leia o texto abaixo e  escreva uma conclusão para o texto dissertativo propondo uma solução para o problema do tema abordado.

Quem são os analfabetos no Brasil?
        O analfabetismo não é só o desconhecimento do alfabeto e a incapacidade de ler e/ou escrever. A compreensão desse estado vai além, destacam-se: o iletrismo, o analfabetismo funcional e o analfabetismo tecnológico.
        O iletrismo é um tipo de analfabetismo muito comum na sociedade. É a falta de compreensão da leitura. Esse problema atinge todas as classes sociais. Lê-se, mas não há a decodificação da mensagem. No Brasil, esse problema é muito comum por causa do empobrecimento conjunto da população e dos sistemas educacionais.
        Pode-se dizer que o analfabetismo funcional é um outro tipo de analfabetismo bem comum.  Constitui um problema silencioso e perverso que afeta as empresas. Não se trata de pessoas que nunca foram à escola. Elas sabem ler, escrever e contar; chegam a ocupar cargos administrativos, mas não conseguem compreender a palavra escrita. Mesmo tendo aprendido a decodificar a escrita, geralmente frases curtas, não desenvolvem a habilidade de interpretação de textos. Esse tipo é normalmente usado para ser um meio termo entre o analfabeto absoluto e o domínio pleno da leitura e escrita.
        Já o analfabetismo tecnológico é um dos tipos mais recentes. Há lugares no Brasil em que 88% da população não possuem internet. Resolver esse tipo de analfabetismo é mais complexo, pois já basta o problema de milhões de pessoas não saberem ler nem escrever. Vários projetos governamentais tentam diminuir esse índice, mas vários fatores não contribuem, como os preços das redes de internet e/ou computador e muitos locais não possuírem acesso a energia piorou internet (como a Amazônia, ou o Sertão Nordestino)
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________




Atividade  2  de Língua Portuguesa  sobre Coerência
  
Enumere os parágrafos, dando-lhes uma sequência lógica.

O pão nosso
(       ) Seus sinais estão, por exemplo, no melhoramento das cidades em plena crise da administração federal, no basta à corrupção e no movimento pela ética na política, na emergência de movimentos em favor da mulher, da criança ou na ecologia, no antirracismo. São antídotos contra a cultura autoritária que sempre ditou a receita do desastre social. Eles estão na confluência de duas tendências. Parte da elite não quer viver no apartheid sul-africano. E cada vez mais pobres querem sua cota de cidadania. Essa maré vai empurrando a democracia da sociedade para o Estado, de baixo para cima, dos movimentos sociais para os partidos e instituições políticas.
(        ) É nela que eu hoje acredito. E, por causa dela, encontro-me outra vez com a velha questão que me levou à militância política: o que fazer com a miséria? Aceitá-la a título provisório? não dá; aquilo que produz miséria simplesmente não pode ser aceito. A condenação ética da miséria passou a ser a luta contra a miséria para conquistar a democracia.
(         ) Pode haver revolta. Mas é improvável que o caminho da mudança no Brasil seja aberto com explosões sociais. A energia que pode ser usada agora para fazer um futuro diferente está aparentemente, em outras fontes de transformação. Porque há mudança no Brasil. Ela não corre, mas anda. Não corre, mas ocorre.
(       ) É preciso começar pela miséria. Essa é a energia da mudança que move a Ação da Cidadania contra a Miséria e pela Vida, revelada na adesão de pessoas de todas as classes sociais, idades, tendências políticas e religiosas, parlamentares e prefeitos, empresas públicas e privadas , artistas e meios de comunicação e, sobretudo, na adesão de jovens à tarefa de recolher e distribuir alimento. Essa juventude está descobrindo o gosto de romper o círculo de giz da solidão e abrir o espaço fecundo da solidariedade. Esse mesmo gosto que há quarenta anos se reservava à militância.
                                                    (Hebert de Souza in.Veja 25 anos Reflexões para o futuro)


Atividade 3  de Língua Portuguesa sobre Coerência

Enumere os parágrafos, dando-lhes uma sequência lógica.

O medo social
(          ) Estudioso dos efeitos que a violência urbana e a corrupção têm causado no imaginário do brasileiro, o psicanalista pernambucano alerta para as armadilhas do pânico, desmonta o mito de que "este país não presta" e aposta nos meios legais.
(      ) O crime é, assim, relativizado em seu valor de infração. Os criminosos agem com consciências felizes. Não se julgam fora da lei ou da moral, pois conduzem-se de acordo com o que estipulam ser o preceito correto. A imoralidade da cultura da violência consiste justamente na disseminação de sistemas morais particularizados e irredutíveis a ideais comuns, condição prévia para que qualquer atitude criminosa possa ser justificada e legítima.
(          ) No Rio de Janeiro, uma senhora dirigia seu automóvel com o filho ao lado. De repente foi assaltada por um adolescente, que a roubou, ameaçando cortar a garganta do garoto. Dias depois, a mesma senhora reconhece o assaltante na rua. Acelera o carro, atropela-o e mata-o, com a aprovação dos que presenciaram a cena. Verídica ou não, a história é exemplar. Ilustra o que é a cultura da violência, a sua nova feição no Brasil.
(           ) Ela segue regras próprias. Ao expor as pessoas a constantes ataques à sua integridade física e moral, a violência começa a gerar expectativas, a fornecer padrões de respostas. Episódios truculentos e situações-limite passam a ser imaginados e repetidos com o fim de caucionar a ideia de que só a força resolve conflitos. A violência torna-se um item obrigatório na visão de mundo que nos é transmitida. Cria a convicção tácita de que o crime e a brutalidade são inevitáveis. O problema, então, é entender como chegamos a esse ponto. Como e por que estamos nos familiarizando com a violência, tornado-a nosso cotidiano.
(          ) É preciso que a violência se torne corriqueira para que a lei deixe de ser concebida como o instrumento de escolha na aplicação da justiça. Sua proliferação indiscriminada mostra que as leis perderam o poder normativo e os meios legais de coerção, a força que deveriam ter. Nesse vácuo, indivíduos e grupos passam a arbitrar o que é justo ou injusto, segundo decisões privadas, dissociadas de princípios éticos válidos para todos.
                                               (Jurandir Freire Costa In.Revista Veja 25 anos Reflexões para o futuro)


30 comentários:

Anônimo disse...

Atividade 1.
Como podemos ver há vários tipos de analfabetismo que estão presentes na vida de muitas pessoas hoje em dia. O Brasil enfrenta esse problema já tem um tempo, e sempre tentam diminuir o índice de analfabetos no país porem tem alguns fatores que dificultam a solução do problema com o aprendizado como por um exemplo, tem lugares no país que não apresentam energia elétrica e a falta de dinheiro conjunto da população e do sistema educacional etc.…
Atividade 2.
2-1
4-2
1-3
3-4
Atividade 3.
1-1
3-2
2-3
4-3
5-5
Eduarda Turma: 802

Atividade 1.
No Brasil tem vários tipos de analfabetismos, mas é um problema difícil de ser solucionado devido ao fato que existem lugares que não possuem eletricidade. Como no caso do analfabetismo tecnológico a solução é mais complexa, pois o preço dos computadores e da internet não são baixos.
Margarete turma: 802

Atividade 2.
2-1
4-2
1-3
3-4
Atividade 3.
1-1
3-2
2-3
4-3
5-5


Anônimo disse...

Atividade 1-
O que realmente complica nos dias de hoje é o iletrismo e o analfabetismo funcional por que não se trata apenas de aprender a ler e escrever e sim de melhorar a compreensão. Com isso, as pessoas teriam que ter a leitura básica, por que essa está em quase todos os lugares, como em jornais e placas de trânsito.
A solução seria o governo melhorar a educação no Brasil e fazer com que mais pessoas tenham acesso às escolas. Realizar programas para a prática de leitura e para a compreensão de textos também seria uma solução.

Atividade 2-
4-2-3-1
Atividade 3-
3-1-2-4-5
Pedro 802

Anônimo disse...

Atividade 1
O analfabetismo prejudica muito as pessoas pois assim elas se sentem incapazes de fazer as coisas como por exemplo no nosso dia a dia temos que escrever nosso nome ,elas não conseguem um emprego digno e em outras situações.
Vários países convivem com o analfabetismo e muitas pessoas lutam para voltar estudar para poder ter um emprego digno mas muitas não conseguem pois nem todas escolas tem turma para quem já e mais de idade.
A solução seria implantar melhorias no sistema de educação e no acesso a educação, fornecer condições favoráveis para a criação de novas vagas de empregos .
Atividade 2
4-1
2-2
3-3
1-4
Atividade 3
3-1
1-2
2-3
4-5
5-4
Tauane getems, 802

Anônimo disse...

Atividade 1
Na sociedade existem muitos analfabetos, eles muitas vezes se sentem incapazes de realizar algumas funções como assinar seu próprio nome.
O analfabestismo é um dos maiores problemas de todos os países do mundo, a luta para acabar o analfabetismo já é antiga.
A solução é as pessoas ter mais acesso a educação e incentivar essas pessoas a frequentar as aulas.
Atividade 2
4-2-3-1
4-1
2-2
3-3
1-4
Atividade 3
3-1
1-2
2-3
4-5
5-4

Roberta Dorneles, 802

Anônimo disse...

Atividade1
Os analfabetos estão sendo ajudados pelo governo , estão sendo criadas novas escolas com turnos especiais para que os analfabetos aprendam cada dia mais. Com os programas, as pessoas que tem maior acesso à educação estão contentes , pois os analfabetos estão aprendendo a ler,e podem ajudar no sustento da família. As escolas têm o objetivo de ensinar os analfabetos que não poderão estudar , mas os analfabetos estão estudando para recupera o que não poderão estudar no tempo de infância , estão correndo atrás do seus direitos de estudar e estão conseguindo recuperar o tempo que não poderão estudar na infância. L

João Paulo Pinto 802

Anônimo disse...

atividade 1 O analfabetismo é um grande obstáculo para as pessoas que não sabem ler nem escrever. Uma solução seria ir para escolas, fazer EJA, basta a pessoa querer aprender , porque no mundo em que vivemos hoje é precioso saber ler e escrever . A maioria das empresas exigem faculdade e preciso estar se aperfeiçoando.
atividade 2
4
2
3
1
atividade 3
2
3
4
1

Anônimo disse...

Atividade 1-
O que realmente temos nós dias de hoje são pessoas que não sabem ler ou até mesmo não sabem escrever seu próprio nome, e isso afeta muito nós dias de hoje as pessoas analfabetas se complicam cada dia mais não sabendo ler, escrever, as pessoas teriam de ter pelo menos a leitura básica para se comunicar melhor para não se complicar tanto, na maioria das vezes pedem ajudas para as outras pessoas para poder entender melhor.
A solução seria o governo dar mais oportunidades para as pessoas analfabetas, criar escolas especificas para esse tipo de problema mais perto de suas casas para as pessoas freqüentar diariamente. Ou até mesmo programas para as pessoas praticar a leitura, compreensão de texto, escrever etc.

Atividade 2-
4-2-3-1
Atividade 3-
3-1-2-4-5
NOME:Vinícius TURMA:802

Anônimo disse...

Atividade 1:
O governo poderia fornecer mais escolas para a população aprender a ler ,o analfabetismo é muito comum no brasil pois milhares de pessoas não tem como deixar de trabalhar para frequentar uma escola.O governo das cidades que tem maior índice de pessoas que não sabem ler poderiam conscientizar as pessoas a tentar aprender a ler,pois a leitura é muito importante para conseguir ir além no futuro.
Ana Carolina t.802
Atividade 2:
4-2-3-1
4-1
2-2
3-3
1-4
Atividade 3

Anônimo disse...

Atividade 1
Quem são os analfabetos no Brasil?
O analfabetismo não é só o desconhecimento do alfabeto e a incapacidade de ler e/ou escrever. A compreensão desse estado vai além, destacam-se: o iletrismo, o analfabetismo funcional e o analfabetismo tecnológico.
O iletrismo é um tipo de analfabetismo muito comum na sociedade. É a falta de compreensão da leitura. Esse problema atinge todas as classes sociais. Lê-se, mas não há a decodificação da mensagem. No Brasil, esse problema é muito comum por causa do empobrecimento conjunto da população e dos sistemas educacionais.
Pode-se dizer que o analfabetismo funcional é um outro tipo de analfabetismo bem comum. Constitui um problema silencioso e perverso que afeta as empresas. Não se trata de pessoas que nunca foram à escola. Elas sabem ler, escrever e contar; chegam a ocupar cargos administrativos, mas não conseguem compreender a palavra escrita. Mesmo tendo aprendido a decodificar a escrita, geralmente frases curtas, não desenvolvem a habilidade de interpretação de textos. Esse tipo é normalmente usado para ser um meio termo entre o analfabeto absoluto e o domínio pleno da leitura e escrita.
Já o analfabetismo tecnológico é um dos tipos mais recentes esolver esse tipo de analfabetismo é mais complexo, pois já basta o problema de milhões de pessoas não saberem ler nem escrever. Vários projetos governamentais tentam diminuir esse índice, mas vários fatores não contribuem, como os preços das redes de internet e/ou computador e muitos locais não possuírem acesso a energia piorou internet (como a Amazônia, ou o Sertão Nordestino
Conclusão
O analfabetismo não e causado por falta de internet mas sim por falta de vagas em escolas. Os mais idosos são analfabetos porque não tiveram a oportunidade de estudar. Muitos sabem escrever seu nome, mas não sabem ler outras coisas; sabem contar dinheiro. Se existissem mais vagas nas escolas que temos hoje em dia isso iria mudar

NOME;Rafael Torres.

Atividade 2
Suane / Rafael Torres./

2-1
4-2
1-3
3-4

Atividade 3
1-1
3-2
2-3
4-3
5-5

Anônimo disse...

Atividade 1:
O governo poderia oferecer nas escolas mais próximas programas sociais com o objetivo de ensinar a ler e escrever.Estabelecendo também horários noturnos para não atrapalhar seus trabalhos.
Tratando-se também de um bem próprio para a população, o governo poderia conscientizar as pessoas a aprender a ler e a escrever.
Nome:Julia Turma:802

Atividade 2:

4: 1
3:2
1:3
2:4

Atividade 3:

Anônimo disse...

Atividade 1- Para diminuir esse índice teria que ter mais laboratórios de informática e escolas perto da população, pois eles não tem muito acesso por que as crianças estão se preocupando muito em ajudar seus pais no trabalho bruto para ajudar no sustento da casa. No caso das pessoas mais velhas e que não tiveram a oportunidade de estudar, seria necessário ter mais escolas com programas voltados a essas pessoas mais velhas.

Atividade 2- 4,2,3,1
Atividade 3- 3-1-2-4-5

Anônimo disse...

Atividade 1
O analfabetismo prejudica a nossa aprendizagem, pois se não sabermos escrever não vamos conseguir um bom trabalho. Podemos ver pelos mais velhos que não tiveram oportunidade de ter um bom estudo e que agora não tem um bom trabalho.por isso devemos ir para a escola para sabermos ler, escrever e interpretar para termos um futuro bom.

Andriele 802
Atividade 2
2/3/4/1
Atividade 3
5/3/2/1/4

Anônimo disse...

O governo poderia fornecer mais escolas para a população aprender a ler ,o analfabetismo é muito comum no brasil pois milhares de pessoas não tem como deixar de trabalhar para frequentar uma escola.O governo das cidades que tem maior índice de pessoas que não sabem ler poderiam conscientizar as pessoas a tentar aprender a ler,pois a leitura é muito importante para conseguir ir além no futuro.
Miriã Ribeiro T6

Anônimo disse...

O analfabetismo muitas vezes , tem pessoas que não conseguiram frequentar uma escola ou não tiveram oportunidade de estudar porque muitas vezes tinham que trabalhar pra ajudar ah sua família nós gastos de casa mas muitas vezes isso acontece no Brasil isso ainda mas eu proponho que devem dar oportunidade pras pessoas mais velhas e novas pra estudar em escolas depois do trabalho ou quem não trabalha deixar estudar como aluno normal..
Lucas Hoffmann turma:t6

Anônimo disse...

O analfabetismo acontecem mais nas famílias pobres e baixa renda que não freqüentam a escola muitas das pessoas nem sabem que são analfabetas eles não tem tempo pra ir a escola porque na maioria das vezes tem de ajudar a sua família eu proponho que o governo invista na educação de preferência nas escolas e nos alunos de baixa renda.
Nataniel t6

Anônimo disse...

O analfabetismo e um problema muito grande que varias pessoas sofrem com isso no trabalho,na escola em vários lugar.Tem pessoas que não conseguem nem serviço por serem analfabeto.
Os analfabetos não sabem ler nem escrever ,muitos deles não entendem o que a gente diz eles sofrem muito preconceito por não saber.A vida deles e muito difícil muitos deles são aposentados e precisam de ajuda para receber o seu próprio dinheiro. Nosso município poderia ajudar os analfabetos,dando oportunidade de um estudo bom onde eles aprendam tudo o que eles tem direito.

RAIANE T6
O analfabetismo existe no mundo inteiro,so que em alguns lugares eles são em mais números de analfabetos.de dez cinco são analfabetos.O analfabetismo vem crescendo cada vez mais no mundo inteiro.
Porque quando os analfabetos eram jovens eles tiveram que trabalhar para o seu próprio sustento e não tinham tempo para estudar a coisa mais importante que seriam para eles no futuro.
O prefeito da cidade poderia colocar professores qualificado nesse ramo do analfabetismo.Para eles poderem pegar um ônibus sem ajuda e não serem passados para trás.
LUNARA T6

Anônimo disse...

E como nós somos hoje em dia devemos ajudar os anafalbetos tem muitos que não conseguem ler e outros não conseguem escrever temos ate crianças que nascem com essa dificuldade.Eles deveriam tem internet pra tentar escrever ou ler apenas uma coisa que eles deveriam ter sei que cada um tem uma familia mais eu sei que ninguem queria ser alguem assim na sua vida. O hoje em dia ate nois gente normal sem dificulade não conseguimos ler ou escrever direito sei que cada um deve ter uma dificuldade em sua familia que não gostaria de ter .E um casso de dificuldade muito comum na sociedade hoje em dia . Tem muitas empresar que hoje em dia querem pessoas com estudos os analfabetismos tao fikam pra tras sem empregos e sem recursos. AngelicaT6

Anônimo disse...

o anafalbetismo aqui em nosso pais é sério muitas pessos não gostam de ler e se interessas na leitura porisso temos essas crise e essa difilcudade aqui no Brasil eu pretendo no futuro ser um escritor não quero ser um analfabeto vou ser um escritor famoso pretendo ajudar pessoas no mundo inteiro com o anafalbetismo ainda mais no sertão nordeste por que La eles quasem nem aprendem muito e quero ajudar mais La ensina tudo bem direitinho e fazer essa crise parar por que não gosto de ver o meu pais assim e pretendo ajudar ele e é isso meu nome é giorge e deixo esse recado turma t6 nome giorge sls

Anônimo disse...

O analfabetismo ainda é muito comum no Brasil tem algumas pessoas que não saber Ler e escrever por que não tem aceso a escola e tals o analfabetismo e tipo uma doença pra quem não sabe ler e escrever . Um pouco e culpa do presidente q não fornece escolas em varius lugares não tem escola para estudar ai acaban ficando analfabetos.
Uerick t6

Anônimo disse...

O analfabetismo não e muito comum no Brasil pois tem muitas pessoas tentando acabar com essa que podemos chamar de doença.O que e analfabetismo e tudo aquilo que as pessoas não consegue fazer ou le mas não e so os adultos as crianças também tem isso de não saber ler
Bruno Juliano da Silva T6

Anônimo disse...

Ah muitos casos de analfabetismo no Brasil por falta de oportunidade ou por falta de interesse Ou até mesmo por falta de interesse do governo em ajuda em reformas nas escolas com a crise que enfrentamos os analfabeto sofrem com o desemprego muitas empresas preferem, contratar pessoas com estudos e os analfabeto vao ficando pra tras sem empregos e sem recursos ate mesmo na hora de escreve algo eles pedem ajuda pois não tem estudos, há lugares no Brasil em que chega a ter 88% da populaçao que não usam a internet …muitos eram obrigado a trabalha e proibido a estudar e assim creseram sem estudos sem ao menos aprende a escrever o seu proprio nome .. ah mutos jovem sem estudos ou deixaram por que tem filhos e deixaram de estudar ou por desinterese ao estudos e mais adiante percebem o quanto faz falta os estudos ate mesmo pra ter um emprego
Liliane Quevedo… turma: T6

Anônimo disse...

A Dilma e uma ladrona desgraçada ordinária inprestavel cretina ratazana sucuri anaconda
A fixa vai cair por causa dela todos perderam o dom de ler a leitura agora não importa mais
Agora todos são analfabetos .
T6 nome EDUARDO

Anônimo disse...

O analfabetismo começa nas escolas 80% das pessoas não querem estudar e 20% querem .tem pessoas que nem começaram na escola. Eles não querem aprender ,não querem saber de fazer nada.


Talis t6

Unknown disse...

Bom a minha ideia é que tem muita gente que não sabe ler e escrever pois não estudou por que muita gente não tem vontade,ou pode até ter vontade mais não tem condições,e isso prejudicou as pessoas mais velhas que não podiam...
Enfim como diz no texto acima o governo já adquirio esse problema para resolver mais varias pessoas não colaboram e... Ou talvez não aprendam porque não querem...
Nome:Andryeli Bueno
Turma:901

Anônimo disse...

O analfabetismo é um problema de pessoas que não sabem ler e escrever Pois ai surge o problema ,como as pessoas vão fazer a carteira de motorista sem saber Ler e nem escrever.Bom eu acho que esse problema tem que ter uma solução qual seria essa solução a que eu pensei foi que as pessoas que não são analfabetas dessem uma ajuda a aqueles que tem a doença como eles podem ajudar por exemplo. Ajudando eles aprender a ler e escrever pois pegar um livro e ir lendo de vagar e até copiar umas palavras ir devagar e fazer isso todo dia isso pode ajudar um montão as pessoas que tem analfabetismo.porque as pessoas não pensão em ajudar a todos terem uma vida melhor sem pessoas com analfabetismo sem pessoas que invés de ajudá-los dão risadas e não entendem o problema que eles tem de não saber ler e escrever não julgue ajude.
NOME: Éderson tumkel TURMA:901

Anônimo disse...

A melhor opção para o analfabetismo funcional é ir na biblioteca, pegar livros e estudar, mas no sertão isso é difícil porque as pessoas não tem incentivo para fazer isso. O governo não dá conta do recado de implantar escolas para as pessoas poderem aprender a ler e escrever, sendo assim várias pessoas mudam-se para outras cidades para poder encontrar escolas com ensino médio e fundamental. Como solução, o9s governantes poderiam investir em cursos de eja para melhorar os poblemas existentes,também facilitar o acesso das pessoas aos recursos tecnologicos para que possam arranjar um emprego bom e poder sustentar as suas familhas.
Alessandro
Turma=901

Anônimo disse...

Enfim, o analfabetismo é um problema que precisa ser resolvido,pois muitos alunos tem pais que são analfabeto por exemplo o caso que eles não sabem ler e os filhos ainda leem errado (por querer), e então pros pais ta certo, porque eles não sabem ler…Como eles trabalham eles não tem tempo para estudar todos os dias,e as vezes a família também é muito grande e os pais acabam não tendo dinheiro para fazer EJA, eu acho que deveria ter mais oportunidade para essas pessoas que se interessam, pois tem casos de analfabetismo que a pessoa só não aprende por falta de interesse.

Nome:Sara
Turma:901

Anônimo disse...

Através deste texto podemos ter várias informações sobre o analfabetismo, diz que o problema não é só ler e escrever, que a outros fatores de analfabetismo. (Iletrismo,analfabetismo Funcional, analfabetismo tecnológico ).
Bom mesmo não sendo só este problema de ler e escrever, eu acho que a caso mais importante é esse, pois sem aprendizado nós tudo na vida se tornaria muito difícil. Mais também esses outros fatores não deixam de ser importante neste caso.
Bom poderíamos ter como a solução de toda criança ir para o colégio para poder ter aprendizado, termos ajuda dos próximos, e a pessoa que tem este problema procurar escolas para estudar e se ter recursos de baixa renda podem procurar escolas públicas.(Eja)
Cristiane 901

Anônimo disse...

Então,como explicado,o analfabetismo é muito grande no Brasil,e é necessario fazer algo para diminuir esse problema,ajudar a essas pessoas que precisam,por exemplo,no Sertão Nordestino,onde é mais complicado o acesso a internet,tentar levar o acesso a internet para essas pessoas,o acesso a livros,mais escolas,mais meios de educação,que muitas das vezes,quase não se ve nesses locais,tentar algo que faça com que essas pessoas tenham um conhecimento melhor,não só no analfabetismo tecnologico,como nos outros que estão a nossa volta,e assim fica a conclusão de que é necessario um melhor estudo sobre esses problemas,para que sejam diminuidos o maximo possivel.
Marcos - 901

Anônimo disse...

No texto sobre as cameras eles estao falando sobre pessoas que invadem a privacidade dos outros nas redes sociais etc,e que a questao de redes sociais é boa e aou mesmo tempo ruim, entao as redes sociais é boa para registrar momentos felizes com a sua familia e o ruim porque voce ao comprar algum produto da internet voce pode sofrer algum golpe e isso é verdade….



No texto sobre a tecnologia nesse texto elas estao falando sobre TECNOLOGIA,que hoje em dia ninguem consegue mais ter privacidade com praticamente nada e realmente a tecnologia esta muito avançada mesmo algumas pessoas acham bom por que da para falar com outra pessoas de ate outro pais mais muitas pessoas acham ruim por causa do bullying ,assédio moral, crimes ,e pode ate mesmo iludir pessoas ......



No texto sobre exposicao das pessos para quem gosta de curtidas e comentarios bons e legal postar fotos de si mesmo não ficar postando fotos dos outros nas redes sociais porque a pessos não irria gostar e eu concordo com o texto que quem faz isso deveria ser preso ou pagar uma multa bem alta so pra se ligar a não fazer esses tipos de coisas …….

NOME: Daniel vaes TURMA:902